Nessa página, vou comentar com vocês, vários casos de problemas, que acontecem no dia a dia das pessoas, e que são comuns. O objetivo do estudo desses casos, é se enxergar neles, conscientizar os problemas que nos afligem, e buscar paz na igreja.As respostas serão as mais simples possíveis, sempre buscando só o que é essencial nelas.
À medida que vc vai lendo as respostas, vc notará que os problemas da psiquê huma, são atitudes que não pertencem à realidade. São comportamentos artificiais, que nós impomos a nós mesmos, que se desconectam do real. O objetivo das respostas é sempre mostrar aonde se origina o problema que o aflige, e posteriormente reforçar o amor dentro de vc, através de uma prática religiosa consistente. Rejeitamos qualquer psicoterapia, que induza as pessoas a se afastar da religião, e quer resolver os problemas humanos, em um consultório. Isso é pura charlatanice. A psicoterapia tem que ser sempre no sentido de fortalecer o amor na pessoa, a moral, a vontade de fazer o bem. O psicoterapeuta precisa entender, para melhorar a psique de uma pessoa, tem que primeiro mostrar as atitudes erradas que ela está tomando e também as certas. Normalmente a pessoa que adoece psiquicamente, tomou uma atitude de distanciamento da realidade, e como não consegue mais trabalhar com sua consciência(que pode ser traduzida na voz inteiror que se manifesta dentro de nós), não percebe mais a realidade tanto dos seus erros, como de seus acertos.
Se falarmos para uma pessoa todos os erros que ela tem, ela sem dúvida ficará ofendidíssima, ou fará um ar de negação absoluto. Nós não nos conhecemos. E o mesmo acontece para as qualidades da realidade, ou seja, as qualidades que a vida em si apresenta, pois não gostamos de reconhecer a beleza da vida. Devemos sempre lembrar as qualidades da vida para as pessoas, pois nos distanciamos da realidade. Também devemos enfatizar as atitudes certas que a pessoa está tomando, pois tendemos a ver as atitudes certas como erradas, devido à nossa inversão de valores. Gostamos de ver por exemplo, o trabalho e o estudo, como algo chato, maçante, mas como analista você deve incentivar essas atitudes neles, mostrando que o trabalho é a manifestação do amor divino dentro de nós.
Com o tempo, devemos reforçar a moral cristã dentro das pessoas, e mostrar que só através da prática do bem, podemos conseguir nos sentir satisfeitos e felizes. Temos que abandonar esses testes psicológicos estúpidos, e tentar perceber o quanto a pessoa age no bem. É na ação boa, que existe a conversão. A pessoa só melhora, quando começa a agir no bem. E praticar o bem, exige uma prática religiosa cristã, pois deus é a realidade suprema, e quanto mais nos aproximamos de deus, mais realistas e felizes nos tornamos. Apesar dos problemas. Nós praticamos o amor, através da persistência religiosa, através de cristo, que é o próprio sentimento de amor. Ninguém ama de verdade, qualquer coisa que seja, sem antes amar a cristo.
Nós temos que entender, que todas as religiões sérias tem o seu valor. A inteligência divina se manifesta dentro de nós com vigor, e todos nós temos percepções que nos indicam o caminho da realidade. Em todas as religiões, vemos a marca do amor divino, como por exemplo o confucinismo, onde os adeptos se dedicam à paz e à ajuda e humildade. Mas qual entre todas as religiões, pode dizer que teve as revelações dadas diretamente de deus. Somente a cristã. E além disso, cristo deu um elemento chave, para que pudéssemos viver uma vida espiritual plena, que é o amor diretamente a ele. Nós quando nos esforçamos para amar cristo diretamente, estamos nos enchendo de amor, pois o cristo é muito mais que uma ser cheio de amor, como querem nos fazer acreditar, ele é o próprio amor. Então se nós amamos cristo, ou amamos o amor, nós estamos nos enchendo desse amor divino, e quando vemos por exemplo um outro ser humano, reconhecemos nesse ser humano o amor de cristo, e por isso conseguimos amá-lo intensamente. O amor a cristo, é a cola que nos une, e uma religião que não tem esse elemento, se torna uma religião vazia.
1- Não consigo cuidar do meu peso. Eu como demais.
O ser humano quando se afasta de deus, sente um grande vazio interior. Isso cria uma angústia muito grande nele. Essa angústia, é como uma dor.É a mesma de quando batemos alguma parte do corpo. A dor é um alerta de que estamos abusando de nós mesmos. Se não sentíssemos dor, morreríamos rapidamente. A angústia quer dizer exatamente a mesma coisa. É uma dor espirtual. Ela está nos avisando, que estamos abusando da realidade, e estamos nos machucando.É um alerta de deus, para nós. Mas temos dificuldades de sentir essa angústia. Ela incomoda, nós não sabemos onde ela se localiza exatamente, e tendemos a NÃO QUERER senti-la. E para isso, nós procuramos meios de impedi-la de se manifestar. E comer demais, é um sinal. Estamos fugindo dessa dor interna, e queremos bloqueá-la com comida. Com o tempo, comer demais vira um hábito, difícil de se livrar.Para melhorar, procure se sentir mais, deixe a angústia aparecer, e procure ver que a comida, virou um tampão para a sua angústia. Nós não percebemos esse processo, por isso ele nos domina. E o melhor meio de curar um processo inconcientizado que nos afeta, e torná-lo consciente. O único meio de se livrar de uma angústia, é se aproximar da espiritualidade através da igreja e, através dela, se aproximar de cristo. Com isso, seu espírito vai se acalmando, a felicidade vai entrando em você, e a angústia desaparece. Agora, não é todo gordo que é um angustiado. O gordo passou por processo de angústia, que o engordou, e uma vez gordo, é muito difícil emagrecer.E só muito esforço e disciplina podem fazê-lo emagrecer.
Outro fator, é a fantasia que a pessoa faz, ao hiper valorizar a satisfação que a comida pode dar. À medida que vamos nos distanciando da realidade, vamos abandonando os valores reais que nos dão satisfação, e vamos introduzindo valores falsos. E comer é um deles. Temos que por a cabeça no lugar, e ver que comer nos traz um prazer, e nada além disso. Todo gordo, carrega essa ilusão sobre a comida, e sofrem as consequencias dessa atitude, com doenças e discriminação social.
Nota : notem que usei o termo inconscientizado, e não incosciente. A psicanálise integral, notou que usamos a vontade para não perceber essa angústia. Então, inconscientizado, quer dizer o ato de não quere perceber. Somos culpados por ele, pois usamos a nossa vontade. E não somos vítimas de um inconsciente.
2- O meu filho não admite estudar. É um tremendo de um preguiçoso.
3 - Tenho raiva do meu pai.
4 - tenho pensamentos maldosos que aparecem em minha mente, aparentemente sem motivo.
5 - Aparecem em minha cabeça, coisas onde agi errado no passado, que eu não consigo esquecer.
Todos nós sempre temos lembranças repentinas, de algo que fizemos no passado, que parecem nos machucar. Aí fazemos caretas, xingamos, aceleramos os carro, paramos de fazer o que estávamos fazendo, tomamos atitudes meio estranhas. Mas relaxe, esse é um mal que acomete a todos nós. O problema aqui é de censura. Nós, inconscientizadamente, vamos entrando em uma atitude de muita censura, ou raiva, e não percebemos. O que é a negação da visão dos nossos erros, senão uma atitude de profunda arrogância e raiva, perante deus.Para melhorar, primeiro precisamos perceber tal atitude. Precisamos perceber que essa atitude é uma intransigência muito forte da nossa parte, com a verdade. E depois temos que trocar essa atitude por uma atitude de muito amor, e só conseguimos isso, praticando o amor.( E não fique muito entusiasmado, que não é sexo). O único lugar que podemos praticar o amor verdadeiro, é na igreja. Lá mostramos o amor que sentimos por deus, e o intensificamos, e aos poucos essa atmosfera amorosa, nos domina, aliviando a nossa censura. Vc deve estar se perguntando, então padre vive no paraíso aqui na terra? Óbvio que não. Primeiro, os nossos padres tem pouca consciência dos seus próprios erros e a VERDADEIRA CONVERSÃO começa com a percepção dos erros e um arrependimento sincero, e essa arrogância que eles tem, não permite se corrigirem. Segundo, não é a igreja somente que vai fazer você melhorar, mas a honestidade com que vc vai a ela. Conheço padres, que não merecem vestir seu hábito.E esses, não sabem o tesouro que tem nas mãos.